Sistemas com Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial, IA (ou AI, de artificial intelligence) é um avanço tecnológico da Ciência da Computação, permitindo que sistemas e máquinas simulem a inteligência e o comportamento humano, utilizando na execução de atividades, desde as mais simples até as mais complexas, de acordo com os dados que coletam

A Inteligência Artificial (IA) está por todos os lugares, ela está mais presente no nosso dia a dia do que imaginamos, seja nos carros autônomos, no sistema de atendimento das clínicas e hospitais, nas redes sociais, no assistente do celular, no antivírus ou nos motores de busca da internet.

Quando pesquisamos algum produto pra compra na internet e depois navegamos nas redes sociais, curiosamente aparece oferta do produto entre um post e outro!!! Ou ainda aparece aquela famosa frase “Você também pode gostar de…”

A IA tem o poder computacional de ouvir, falar, ver, aprender, entender e fazer previsões. O sistema utilizando a IA absorve, analisa e organiza os dados de forma a entender e identificar o que são objetos, pessoas, padrões e reações de todos os tipos.

Ensinar os computadores a pensar, passa por várias áreas da ciência da computação como Machine Learning, Deep Learning e Processamento de Linguagem Natural. Todos esses termos juntos compõem tudo o que é a inteligência artificial 

A Importância da Inteligência Artificial nos Negócios

A importância da inteligência artificial se dá, porque ela automatiza a aprendizagem repetitiva e a descoberta a partir dos dados.

Um total de 84% dos executivos diz que, não alcançarão seus objetivos de crescimento sem o uso da Inteligência Artificial, em áreas do negócio para aumentar a produtividade.

Há expectativas de que a Inteligência Artificial (IA) corresponderá a um quarto das interações de atendimento, causando um grande impacto no setor de relacionamento com o cliente.

Os chatbots usam a IA para entender os problemas dos clientes mais rapidamente e fornecer respostas mais eficientes, isso porque, com a IA eles conseguem aprender sozinhos a intenção, linguagem e até mesmo humor do usuário.

A IA está mais relacionada ao processo e a capacidade de pensamento superpoderoso e a análise de dados do que a qualquer formato ou função em particular. Embora a IA traga imagens de robôs parecidos com os homens de alto funcionamento que dominam o mundo, a IA não pretende substituir os seres humanos. Seu objetivo é melhorar significativamente as habilidades e contribuições humanas, aumentando nossas capacidades cognitivas. A intenção é a de que o homem atue junto à máquina ganhando agilidade e escalabilidade. Assim, podemos oferecer mais qualidade de vida e eficiência para a vida das pessoas.

Com a IA empresas podem liberar profissionais de determinadas tarefas mecânicas e repetitivas para que possam usar o máximo de sua capacidade para criar e inovar em outros cargos e setores. Elas conseguem expandir seus canais de comunicação, enquanto os clientes ganham atendimentos ágeis e acessíveis na palma da mão.

As Assistentes Virtuais são aplicações mais conhecidas da Inteligência Artificial para atendimento personalizado, elas melhoram a relação cliente/empresa, pois usam a Inteligência Artificial para atender rapidamente as solicitações dos clientes, como marcar e lembrar compromissos na agenda, ligar para pessoas e oferecer produtos e serviços. Além de ficarem disponíveis 24 horas por dia, durante 7 dias por semana.

Com uma vida corrida e tantas coisas pra se fazer, tudo que o que precisamos é otimização de tempo e os chatbot / Assistentes Virtuais estão aí para isso!